Portalnda

Coluna/Opinião

OPINIÃO: Por que o nosso futsal ainda não faz parte dos jogos olímpicos? 

Resumidamente não há um acerto entre a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional

OPINIÃO: Por que o nosso futsal ainda não faz parte dos jogos olímpicos? 
Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Hoje resolvi falar de um assunto que sempre vem a tona em tempos de Olimpíadas. E a pergunta é sempre a mesma. Por que o nosso futsal ainda não faz parte dos jogos olímpicos? 
Bom, vamos tentar entender um pouco o que impede a modalidade de poder participar, mas já vou avisando que na próxima edição dos jogos olímpicos de 2024 em Paris o futsal infelizmente continuará fora.
Resumidamente não há um acerto entre a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional, pois a FIFA não tem interesse em colocar o Futsal nos jogos devido que ela organiza a Copa do Mundo de Futsal no mesmo ano, assim não querendo ter concorrência com outra competição do mesmo nível mundial. Já do lado do COI, não tem interesse da inclusão do futsal, onde a modalidade que é organizada pela FIFA ganharia mais força no cenário internacional. 
Atualmente a FIFA é a única que realiza um evento da mesma proporção que o Comitê Olímpico, a Copa do Mundo de Futebol, e deve lembrar que o futebol faz parte dos jogos olímpicos, porém a FIFA conseguiu limitar a idade dos jogadores para 23 anos, com três atletas apenas acima da idade, assim não querendo tirar o brilho maior da sua competição internacional. 
Vale lembrar que o futsal já cumpre todas as exigências para poder participar e é praticado em mais de 170 países. Mas enquanto houver interesse pessoais entre as entidades maiores mundiais FIFA e COI, dificilmente um avanço nas negociações surgirá. O que podemos fazer é acompanhar a Copa do Mundo de Futsal na Lituânia neste ano que inicia em Setembro e torcer para nossos seleção brasileira conquistar mais um título de Copa do Mundo de Futsal FIFA, quem sabe vem o Hexa por aí.

FONTE/CRÉDITOS: Gian Mauro Silva professor de educação física escreve sobre o futsal e olimpíadas
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )